Colméia de melípona seminigra, conhecida na região amazônica como uruçú boca-de-renda, estas encontram-se na cidade de Ariquemes-RO.
Fotos de um ninho que retirei de uma árvore derrubada por medeireiros, que felizmente não o viram, porque normalmente retiram o mel e deixam o ninho pras formigas e outros animais. Cinco dias depois de retirar o ninho da árvore fiz uma revisão, devido a quantidade de forídeos adultos que encontrei fora da caixa quando fui buscá-la à noite, e fiquei realmente impressionado com esta abelha. Eu as tinha alimentado com 2 pedaços de rapadura de 5x5 cm aproximadamente no dia em que coloquei o ninho na caixa, porque não colocamos mel nem pólem pra evitar ataque de forídeos, da rapadura ainda tinha aproximadamente a metade do que coloquei, mas já tinha vários podes de alimento. Nem deu pra ver se tinha larvas de forídeos, tanto era a cera que já tinham acumulado em torno do ninho, no próximo fim de semana devo colocar uma melgueira, e pretendo fazer uma divisão dentro de 2 meses.
Retirada de ninho da galhada de uma árvore derrubada por madeireiros.
Entrada construída com barro e resina, a entrada de baixo é falsa (sem saída)
Caixa à espera das capeiras, a entrada antiga foi colada com fita adesiva na tentativa de facilitar a atração das abelhas, porém estas roeram a fita e derrubaram a entrada, posteriormente contruíram outra.
15 comentários:
Lindas Fotos!
Oportuníssima captura.
Abelhas de fácil adaptação.
Cuide com carinho.(vejo que o faz)
Sucesso.
jcdgreen
Olá amigo vc conhece a uruçú de canudo (melipona seminigra friese) é a mesma boca de renda?
Meliponário do litoral Disse: muito bonita sua abelha que tenham muito sucesso no seu meliponário.
Parabéns pela iniciativa de salvar esta colonia e deste resgate bem sucedido.
Giorgio.
Parabens colega, muito linda e produtiva essa abelha. Um grande abraço. Estefano Pereira. Salvador-ba.
olá amigo, sou do mato grosso, e tambem crio as boca de renda, gostaria de manter contato com vcs dai de rondonia, pra possivel futura visita no seu meliponário, e tambem trocar algumas informações sobre a criação das mesmas espécie, meu email é jpzocal@hotmail.com
respondam me pelo email,
ou mande endereço pra que eu entre em contato com o pessoal de rondonia, porque aí que criam essa espécie,
podemos futuramente talvez negociar algumas colméias,
abraços
junior paulo
Gostei da tua história, minha mãe morano sítio em Itapuã - RO e agora quer realizar esse sonho antigo de criar abelhas. Você sabe onde eu posso conseguir caixas aí na região?
Oi, tenho interesse de por cxs minhas em sítio pra melhorar a genética. Não vendo pq telho poucas. Mas conheço outros criadores.
Bom dia, sou estudante de Mestrado e estou fazendo análise de pólen de Uruçu-boca-de-renda. Tenho muito interesse no uso de algumas fotos dessas abelhas em ambientes naturais. Se te interessar colaborar com minha pesquisa, por favor, entre em contato: biojwill@gmail.com.
Desde já, agradeço!
BOM DIA !
Gostaria de saber se estas abelhas boca de renda se adaptariam bem na região serrana do RJ ? Gostaria de estar adquirindo um enxame,
Boa noite amigo,deixa eu te fazer uma pergunta
Vc tem mas abelha desta mesma espécie?
Quero adquirir uma desta espécie
Olá pessoal de Rondônia e região, sou meliponicultor e apicultor aqui na região de Vilhena (sul do estado de RO), porém faço faculdade em Joinville-SC, quero manter contato com meliponicultores e apicultores por aqui, trocar experiências e colméias é sempre bom né kk, segue meu e-mail e WhatsApp. (E-mail: lucas.wrubleski1@gmail.com -- WhatsApp: (47) 9 8855-3311). Espécies que crio: Jataí; Uruçus: Cinzenta, Jupará, Amarela, Boca de renda; Marmelada, Marmelada preta.
Gostaria de comprar um exame 69 9 9320-3726
Postar um comentário