quinta-feira, 7 de junho de 2012

URUÇÚ AMARELA - TUJUBA (Melípona Rufiventris)
Já ví pela internet várias espécies de urucú amarela, a maioria chamadas de Melípona Rufiventris, pra mim, que sou novato em meliponicultura, a principal diferênça é quanto a entrada do ninho. Na região onde moro já ví pelo menos duas espécies amarelas, de tamanho aproximado, uma delas é esta descrita abaixo.

Já encontrei 3 ninhos destas abelhas, e em todos eles não se vê a entrada, não tinha percebido até um amigo me alertar, ele também já teve oportunidade de ver cerca de 7 ninhos, e todos da mesma forma, por fora só se vê a fenda da árvore, a entrada fica escondida.







Observem como a entrada fica no interior do oco da árvore, e elas ainda fazem a entrada como uma fenda, e mais no interior vê-se que o orifício é redondo, onde só entra uma abelha por vez.
Este meu amigo está testando uma cobertura para a entrada desta espécie para simular a natureza onde de fato não vemos a entrada. Pelo menos nos ninhos avistados até o momento, que já são cerca de 10.




Esta é uma caixa rústica, pertencente a um sitiante, a caixa é enorme, para esta espécie a caixa deve ser de 15 x15 cm internamente, com alças de 8 cm de altura, o diâmetro de seus discos de cria são bem menores que os da Seminigra.

4 comentários:

Unknown disse...

ola Claudio meu nome e Elvio Luiz Brasil sou de Alta Floresta D'Oeste e tambem crio essas abelhas e gostaria de poder trocar ideias experiencias e ate mesmo abelhas com amigos que tambem se intereção por essas abelhas eu tenho no facebook alguns grupos que se dedicam a essa atividade e sao super bacana o pessoal dos grupos adiciona eu ai pra gente troca ideias eu te procurei aki no face e noa encontrei entao procura eu ai que e mais facil e so procurar por elvio luiz brasi lwww.facebook.com/elviolb?ref=tn_tnmn esse e meu linki

NERY disse...

Olá Claudinho, como se procede para transferir de endereço abelhas jatai? Suponha a mais de 80 km

Unknown disse...

Oi Cláudio, me chamo Alexsandra e sou de São Francisco do guapore e sou apaixonada por abelhas nativas e quero iniciar uma criação, mas gostaria de fazer atrativo para iscas e não tenho o propolis para fazer o atrativo, gostaria de saber se você tem e pode me fornecer. Também gostaria muito de comprar um enxame de jataí. Da onde você é

Unknown disse...

Ola Cláudio sou de cujubim e gostaria de conversar com vc meu número 69984712504