segunda-feira, 26 de maio de 2008

Uruçú boca-de-renda (melipona seminigra)

Colméia de melípona seminigra, conhecida na região amazônica como uruçú boca-de-renda, estas encontram-se na cidade de Ariquemes-RO.
Fotos de um ninho que retirei de uma árvore derrubada por medeireiros, que felizmente não o viram, porque normalmente retiram o mel e deixam o ninho pras formigas e outros animais. Cinco dias depois de retirar o ninho da árvore fiz uma revisão, devido a quantidade de forídeos adultos que encontrei fora da caixa quando fui buscá-la à noite, e fiquei realmente impressionado com esta abelha. Eu as tinha alimentado com 2 pedaços de rapadura de 5x5 cm aproximadamente no dia em que coloquei o ninho na caixa, porque não colocamos mel nem pólem pra evitar ataque de forídeos, da rapadura ainda tinha aproximadamente a metade do que coloquei, mas já tinha vários podes de alimento. Nem deu pra ver se tinha larvas de forídeos, tanto era a cera que já tinham acumulado em torno do ninho, no próximo fim de semana devo colocar uma melgueira, e pretendo fazer uma divisão dentro de 2 meses.

Retirada de ninho da galhada de uma árvore derrubada por madeireiros.
Entrada construída com barro e resina, a entrada de baixo é falsa (sem saída)







Caixa à espera das capeiras, a entrada antiga foi colada com fita adesiva na tentativa de facilitar a atração das abelhas, porém estas roeram a fita e derrubaram a entrada, posteriormente contruíram outra.

11 comentários:

JC disse...

Lindas Fotos!
Oportuníssima captura.
Abelhas de fácil adaptação.
Cuide com carinho.(vejo que o faz)
Sucesso.
jcdgreen

Rodrigo disse...

Olá amigo vc conhece a uruçú de canudo (melipona seminigra friese) é a mesma boca de renda?

meliponariodolitoral disse...

Meliponário do litoral Disse: muito bonita sua abelha que tenham muito sucesso no seu meliponário.

Abelhas Fantásticas disse...

Parabéns pela iniciativa de salvar esta colonia e deste resgate bem sucedido.
Giorgio.

Meliponario Mirante disse...

Parabens colega, muito linda e produtiva essa abelha. Um grande abraço. Estefano Pereira. Salvador-ba.

Junior paulo zocal disse...

olá amigo, sou do mato grosso, e tambem crio as boca de renda, gostaria de manter contato com vcs dai de rondonia, pra possivel futura visita no seu meliponário, e tambem trocar algumas informações sobre a criação das mesmas espécie, meu email é jpzocal@hotmail.com
respondam me pelo email,
ou mande endereço pra que eu entre em contato com o pessoal de rondonia, porque aí que criam essa espécie,
podemos futuramente talvez negociar algumas colméias,
abraços
junior paulo

Daniela Oliveira disse...

Gostei da tua história, minha mãe morano sítio em Itapuã - RO e agora quer realizar esse sonho antigo de criar abelhas. Você sabe onde eu posso conseguir caixas aí na região?

Elder Miyache disse...

Oi, tenho interesse de por cxs minhas em sítio pra melhorar a genética. Não vendo pq telho poucas. Mas conheço outros criadores.

Elder Miyache disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Wilson Carvalho de Mesquita disse...

Bom dia, sou estudante de Mestrado e estou fazendo análise de pólen de Uruçu-boca-de-renda. Tenho muito interesse no uso de algumas fotos dessas abelhas em ambientes naturais. Se te interessar colaborar com minha pesquisa, por favor, entre em contato: biojwill@gmail.com.

Desde já, agradeço!

Adauto A.C disse...

BOM DIA !

Gostaria de saber se estas abelhas boca de renda se adaptariam bem na região serrana do RJ ? Gostaria de estar adquirindo um enxame,